30
JUN

  • Postado por: Sicoob
  • cooperativismo, produtos e serviços bancários, em todo Brasil, Cooperados, Sistema Financeiro Cooperativo

A importância do cooperativismo para economia brasileira

O cooperativismo é um movimento que nasceu como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico. É uma forma de aliviar efeitos das crises e de contribuir para a redução da desigualdade. E nos últimos anos, com o crescimento contínuo de crises econômicas e sociais, foi constatado um aumento de cooperativas.  De acordo com o Ministério do Trabalho, em 2014, foram criadas 324 cooperativas no país; já em 2015, esse número subiu para 444.

Em 2017, os números do cooperativismo no Brasil se destacaram: cerca de 51,6 milhões de pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente pelo cooperativismo no país e 372 mil empregos foram gerados pelas cooperativas. Em 2018, conforme o anuário do cooperativismo, há 6.665 cooperativas atuando no país.

  Dados do censo agropecuário do IBGE, mostram que 48% de tudo que é produzido no campo passa, em algum momento, por uma cooperativa. Isso mostra que, apesar das dificuldades decorrentes da crise econômica, o cooperativismo mantém seu crescimento – e que este é o momento de investimento e ampliação do faturamento. 

Enquanto empresas comuns sofreram com a crise econômica, as cooperativas demonstram uma grande resiliência, já que são pautadas por uma proposta coletiva de sustentabilidade, otimizando resultados em prol do coletivo e não apenas no benefício de um pequeno grupo. É sucesso na certa!

Para entrar de cabeça no mundo cooperativo e crescer em conjunto, opte pelos serviços do Sicoob Acicred. Confira nossos serviços e descubra como o cooperativismo pode ajudar você e seu negócio.