25
ABR


De olho nas finanças: 4 equívocos que investidores cometem

O professor acadêmico Meir Statman é reconhecido mundialmente como autoridade sobre finanças comportamentais, e explica que existe um padrão para o que os investidores fazem e querem, agindo esperando benefícios diretos de suas ações.

A partir disso, o professor mostrou os principais erros comportamentais na forma de agir e de pensar que os investidores cometem. Confira a lista abaixo:

1. Excesso de confiança: essa é um dos maiores equívocos dos investidores. O professor explica que depositar muita confiança em previsões resultados de investimentos costumam levar o investidor a cair em ciladas. 

2. Excesso de medo: por outro lado, o investidor também não pode ser barrado pela insegurança, pois o medo de agir pode interferir de muitas formas. Ao se deparar com altas e baixas do mercado, por exemplo, alguns investidores podem mudar a direção de seus investimentos, ficando inseguros sobre estratégias previamente estudadas. O segredo, conforme o professor Statman, é ter autocontrole. 

3. Dificuldade em aceitar perdas: por exemplo, um investimento pode estar em queda, e o ideal seria seguir em frente. Mas o investidor não consegue parar de pensar que perdeu dinheiro, mesmo que pouco, e começa a remoer seus investimentos, intensificando o prejuízo. É preciso ter preparo e não ter receio, explica o professor. 

4. Aversão ao risco: sua disposição em tolerar riscos pode cair quando os mercados estão em queda, ou sua aversão ao risco diminui e você fica mais disposto a arriscar quando os mercados estão em alta. Isso também deve ser evitado. Comprar na alta e vender na baixa pode ser prejudicial! 

Fonte: InfoMoney